14/05/2012

ben è vero, ch’in tempo breve / appena nasce che more il dì.

o plural transforma-se em singular como rhetórica, o singular em plural como máscara. há muito para rejeitar, muito para compreender. o conservadorismo mais violento é o mais racional, o mais radical, fundamentalmente também o mais revolucionário, aliás, o único que o é verdadeiramente. ainda assim o objectivo é nunca ser reacionário, não deixar jamais que as mudanças, τὰ ἐνδεχόμενα, nos orientem para algo que não seria o nosso objectivo: permitir e até querer que o tempo escancare as portas não significa aceitar atravessá-las. a história tem essa função, de desvelar possibilidades. porém, como os monstros das fábulas, não tem qualquer poder sobre nós que não lhe tenhamos nós concedido. eu esqueci-me disso em tempos, e acreditava em tudo o que lia. ensinaram-me muito, ensinaram-me a esquecer, e os maiores mestres foram aqueles que me ensinaram a rejeitá-los quer a eles quer a outros mestres. o porém maior dos mestres é aquele que não oferece doutrina, mas aquele aponta para a estrada e oferece esperanças, e diz, isto percorreram eles, agora tu aprende, lê, lê, responde.

Sem comentários:

Enviar um comentário