01/10/2009

Ir a Roma e não ver o Papa...

… é ainda assim melhor que vir a Roma e não ter Latim. O que vale é que este sítio está cheio de inscrições e cenas. Mas a verdade é que nenhuma das cadeiras latinas interessantes cabia. Em contrapartida, vou ter um primeiro semestre cheio disto.


Literatura Alemã
Hölderlin e a "fundação do significado".
Uma grande parte da bibliografia passa pelo modo como os filósofos como Hegel, Heidegger, etc leram Hölderlin. É quiçá a cadeira que mais me entusiasma neste momento.

Questões de crítica e de comparística literária.
História e crítica do Eurocentrismo.
A Doutora Rita Marnoto, que dirig(ia) o Departamento de Românticas, sugeriu-me que tentasse ter este professor. Não só dá no horário, como fui a ver e é o meu coordenador. Também me cheira que não me arrependerei nada.

Filosofia da História
J. P. Sartre e Albert Camus: problemas existenciais em confronto.
Esta é de um ano!

Gramática Histórica das Línguas Clássicas
Perfis históricos de Grego e de Latim. Noções de Indo-Europeu.

Língua e Literatura Grega
Leitura de Homero (livro XVIII da Ilíada e dum livro da Odisseia à escolha do estudante) e duma selecção de fragmentos dos líricos.
Eu já fiz a Literatura Grega III, Homero + Lírica, em Coimbra, mas apenas em tradução; esta é de língua também. Só espero que a Secretaria conimbricense não me mate à queima-roupa quando eu voltar.

4 comentários:

  1. Agora a sério: que ramalhete de cadeiras! Que inveja! (já se vê por aqui que não sou parte do grupo que quer extinguir os pontos de exclamação: eis porque os defendo: de que outro modo exprimir com exactidão o que sinto ante esta lista?). A cadeira sobre Holderlin, então — ai quem me dera!
    Quanto à tua questão com Língua e Literatura Grega. Se o teu problema é o facto de os conteúdos programáticos das duas cadeiras, a que fazes em Itália e a que fizeste em Coimbra, serem iguais, não te preocupes: eu em Bristol, a Grego, estudei o Banquete, que havia já estudado no semestre anterior com a Prof.ª Teresa Schiappa. Não tive qualquer problema na secretaria por causa disso.

    ResponderEliminar
  2. Essa cadeira tem esta bibliografia secondária:

    Heidegger, A Poesia de Hölderlin
    Heidegger, o Hino de Hölderlin "Der Ister"
    Peter Szondi, Hölderlin-Studien
    Hegel, Eleusis, cartas: o poema filosófio do jovem Hegel e a sua correspondência com Hölderlin

    *foge*

    ResponderEliminar
  3. Sobre o "Der Ister", deves estar a par que existe um filme inspirado pela conferência do Heidegger sobre o poema. Acha-lo rapidamente se procurares na Wikipedia. O problema mesmo é o preço: custa mais de cinquenta dólares, com portes. Fica como prenda de anos minha e da Sophia para ti quando fizeres vinte e cinco anos, que é uma idade bonita e cabalística.

    ResponderEliminar