08/04/2012

um poema do Pico della Mirandola

Dapoi che me convien in altra parte
volger i passi e pur lassar colei
che a pianger ne commove a invidia i dei,
che 'l nostro cor divise in mille parte,

l'alma nostra non già da qui si parte,
anzi rimane in compagnia di lei
ch'odì piatosamente i sospir mei,
e sol di noi se 'n va la più vil parte.

Ferma speranza, immaculata fede,
memoria d'una mente altera e pia,
un amoroso desio, un giacio, un fuoco,

un vago lume, ove d'Amor se vede
la forza, un dolor longo, un breve gioco
sempre saran cun me, Donna, fra via.


Visto que me obrigam a partir
para outras paragens e a deixá-la
a chorar a ponto de fazer dos deuses
invejosos e a quebrar-me o coração em mil

pedaços, daqui não moverei a alma um passo,
que prefere ficar junto de quem
ouve piedosamente os meus suspiros;
e eu por mim apenas o vil corpo afastarei.

Esperança firme, fé imaculada,
a memória da sua mente altiva e pia,
um desejo amoroso, qual gelo, qual fogo,

um lume pálido, onde do Amor se comprova
a força, uma dor duradoira com breves alentos,
Senhora, tudo isto sempre e ao partir terei comigo 

Pico della Mirandola. VIII.

Sem comentários:

Enviar um comentário