11/01/2011

Os cabalistas cá da terra


Castro Daire é a terra de Isaac Aboad da Fonseca que aqui nasceu em 1605. Foi filho de David Aboad e de Isabel da Fonseca, bisneto do gaon de Castela que deixara a Espanha em 1492 e procurara refúgio em Portugal, na cidade do Porto. E nesta cidade, na Rua de S. Miguel, vive com a família, mediante um pagamento ao rei de 50 maravedis. Os seus pais, cristãos novos mas judaizantes, mudaram-se para Castro Daire que abandonaram quando Isaac Aboad tinha apenas 6 ou 7 anos de idade. Em 1612 a família instala-se em Amsterdão onde o filho mais ovo estuda o Talmud com Uriel da Costa, tendo como colega e companheiro Menasseh ben Israel, filho de pais portugueses,oriundos da ilha da Madeira. Isaac Aboad da Fonseca, com apenas trinta e um anos, é nomeado hakham da Congregação Beth Israel de Amsterdão e em 1638 é o judeu mais novo da Talmud Tora. Em 1641 vai para o Recife como Rabi e acompanha o ensino dos jovens na escola da Sinagoga.

De regresso à Holanda, Aboad da Fonseca, com o seu pendor místico, traduz obras cabalísticas do espanhol para o português e em 1665 impulsiona o movimento de apoio ao falso Messias, Sabbatai Zevi. Grande comentador do Pentateuco, autor de várias elegias fúnebres, o seu nome é uma referência na literatura sagrada dos judeus. No Brasil, foi amigo de Padre António Vieira que muito apreciava a sua vasta erudição.

Isabel Monteiro, a quem muito me gabo posso chamar avó, Os Judeus na Região de Viseu. Região de Turismo Dão Lafões: 1997.

a isto acrescento:

In 1642, Aboab da Fonseca was appointed rabbi at Kahal Zur Israel Synagogue in the Dutch colony of Pernambuco (Recife), Brazil. [...] By becoming the rabbi of the community, Aboab da Fonseca was the first appointed rabbi of the Americas. [...] Members of his community immigrated to North America and were among the founders of New York City. Back in Amsterdam, Aboab da Fonseca was appointed chief rabbi for the Sephardic community. In 1656, he was one of several scholars who excommunicated the famous philosopher Baruch Spinoza. Fonte.




Naturalmente, não há absolutamente nada cá em Castro Daire a apontar a vida deste homem, nem nada que lhe reclame a herança. Tropecei nele unicamente devido ao livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário