08/01/2011

Love. I,

Percepções duas me perturbam. Um: isso de haver tanta palavra, tanto pensamento, tanto mundo fora de mim; isso, digamos, a monstruosidade disso, a quantidade leviatânica alquando concebida por alguém- Que significa? Que de articular me defrustro? Assim como eu me esvaio em pensar, e do pouco sangrar esse algum transmorfo em verbo; assim também todos os outros pelos séculos mortos dos séculos. Mais que eu penso, pensam todos. Não à qualidade: A Quantidade. É por aí, pelo confronto com o tanto.

Isso é terrivelmente ético. A Grécia falou assim: anagnarósisreconhecimento. que acontece no momento de mudança da fortuna do herói. Isto: no momento em que reconhecemos naquele estranho o nosso irmão, nesse segundo devemos somos levados -a bem ou a mal, ça veut dire dans l'enthousiasme- somos convencidos da certeza da bondade desta destruição: Édipo é ainda bem destruído. deve igualmodo morrer a Antígona Sua. Seja! Aceitar a destruição, amar a aniquilação. Mas a minha? Não [esta é Segunda]: aceitar a das palavras essas todas.

Escondidas nas palavras, mascaradas de palavras, há outras palavras: por detrás dos ditos há a memória, a infância, profundamente ainda mais: a desgraça absolutamente individual que religiosamente se poderia talvez em tempos dizer merecer caridade mas hoje tem de merecer o Sim piedoso e destruidor: como o imperador que manda matar, é esse o Sim que tem de ser dado às lágrimas de todo o Tempo. Poderia não o fazer: mas ressuscitaria ele, teria ele o poder da ressurreição? Não: tê-lo-ias tu?

Então não o condenes: não te condenes. Mais do que eu já te tenho de condenar às tuas lágrimas, e tu às minhas inditas palavras. Que pode a política? Esconder as lágrimas sob a máscara da felicidade. A honestidade? Aquela honestidade que as palavras únicas infazem? O olhar de compaixão no rosto da humanidade eterna? Qual é o rosto da caveira?

Como Cícero de todos os mortos que nunca o saberiam: Assim: como fazer de todas as palavras já ditas apagadas? Isto nada de nada tem de ético: é invejǒssocrático: é uma experiência comparável à de Longino: ver o morto deus e sentir-se longe: um número tão desaritmético de ideias, de profundos pessoais pensamentos porventura desprezíveis. Esta quadra é a mística imanente possível. Esta quadra resume aquele dever-eu-ser que sinto que devo genesthai oios eimi mathon. Contra esta quadra talvez eu seja anti-trágico. Seja< Por agora)

I have learned one thing: not to look down
So much upon the damned. They, in their sphere,
Harmonize strangely with the divine
Love. I, in mine, celebrate their threnody.

Sem comentários:

Enviar um comentário