23/09/2009

Hegel e a Fenomenologia



"Explicitly, [the Phenomenology of the Spirit] is an exercise in Wissenschaft or "Science", a journey to "the Absolute", but both "Science" and "the Absolute" are little more than obligatory bows to the internal politics of academic professionalism. Not that Hegel didn't indulge in that: the Phenomenology is Hegel's late attempt to enter the philosophical lists of German Idealism, to prove his originality and independence from Schelling and the Romantics, to prove that, at the age of thirty-six, he was capable of something more than academic reviews of his contemporaries. He also pursued the philosophies of Aristotle and Kant, Fichte and Schelling, Spinoza and the pre-Socratics, helped to develop what has since been canonized as "dialectic", (invented by the Greek philosophers and renewed by Kant and Fiche), and tried to portray his philosophy as "Science" -- when what he proved was that philosophy is an art."

Robert Solomon, In the Spirit of Hegel


Folheei o ebook deste excelente comentário, lembrei-me, sei lá porquê, e reli as duas introduções. Fiquei com saudades de estar de novo às voltas com o Hegel, com esse tortuoso, delinquente, excruciantemente brilhante Hegel. Mas alas, não trouxe a minha tradução da Fenomenologia. E mesmo que começasse a ler online, não tenho neste momento tempo nem fôlego para me lançar a esse texto maravilhoso. Mas que deixa vontade deixa, e que ficam saudades ficam. Que raio de livro de filosofia é que tem este efeito?

2 comentários:

  1. Lembras-te quando líamos, para Filosofia Contemporânea, os primeiros capítulos e eu te pedia, porque ias mais avançado, que não me contasses o que acontecia, como se falássemos de um qualquer romance? A 'Fenomenologia' só por discriminação não é listada nos dicionários de épicos, algures entre a 'Divina Comédia' e a 'Eneida', se seguirmos a ordem alfabética. Eu queria este verão ter dedicado as noites de quinta-feira ao estudo de Hegel, e cheguei mesmo a fotocopiar e requisitar vários volumes sobre a 'Fenomenologia'. Mas eu sempre falho, e também esse foi um projecto que eu tive de adiar: o desejo, porém, persiste, incólume.

    ResponderEliminar
  2. "...algures entre a 'Divina Comédia' e a 'Eneida', se seguirmos a ordem alfabética." - Devo explicar, em auto-defesa, que eu nunca soube qualquer alfabeto, tendo ainda hoje de cantar a música que nos ensinam na primária para saber como soletrar em inglês (isto é verídico). Corrijo-me, pois: ponham a 'Fenomenologia' entre a 'Eneida' e o 'Gilgamesh'.

    ResponderEliminar