21/02/2010

Tu vês-Me como o Tempo


E ao ver todo o Helesponto coberto de naves, e todas as as costas e planícies de Abidos repletas de homens, então Xerxes afirmou que era um homem feliz, e depois disso desmanchou-se em lágrimas. Quando o seu tio Artabanos, –o mesmo que a princípio declarara a sua opinião aconselhando Xerxes a não se lançar contra a Hélade,– o viu a chorar, perguntou-lhe, "Meu rei, quão diferentes são as coisas que fizeste há pouco e que fazes agora! pois apesar de ainda há pouco teres afirmado que és um homem feliz, agora choras." Respondeu Xerxes, "É verdade, pois após ter concluído isso, não pude evitar sentir piedade ao pensar no quão breve é a vida humana, visto que destas abundantes multidões nem um só estará vivo quando cem anos tiverem passado."

Heródoto, Histórias, 7.45-46



Diz-me quem és Tu com forma tão terrível? Curvo-me perante Ti, melhor dos deuses, tende piedade! Desejo compreender-te, o ente primordial, pois não conheço a Tua missão.

Krishna falou, o Senhor Supremo: Tu vês-Me como o Tempo, poderoso destruidor do mundo, vim para destruir. Mesmo que não participes na batalha todos os guerreiros à tua frente alinhados em exércitos deixarão de existir.

Bhagavad Gita, 11, 31-32


imagem: Saturno devorando o seu filho, Francisco Goya

Sem comentários:

Enviar um comentário